O futebol é uma linguagem universal que une milhões de crianças no mundo. Ele desempenha um importante papel na preservação da cultura corporal, proporcionando a criança uma aprendizagem motora adequada.
A inserção das crianças ao futebol tem como função principal enriquecer o vocabulário motor, possibilitando, portanto, a exploração e a vivência de muitas atividades. Uma criança rica em sua motricidade pode vir a se adaptar mais facilmente a prática de outras atividades esportivas.
Na etapa da Educação Infantil, as crianças desenvolvem condições ideais para treinar a habilidade futebolística, adaptam-se aos movimentos e podem apresentando melhor coordenação.
Quando bem organizado e com uma adequada preparação, este esporte pode favorecer as crianças com grandes benefícios como: aumentar a potência muscular dos membros posteriores e, principalmente, inferiores, estimular a velocidade de reação, coordenação motora, visão periférica, entre outros. Além disso, o futebol sociabiliza as crianças por estar envolvido num importante trabalho em equipe.
Portanto, tão importante quanto o futebol, é conseguir desenvolver na criança o gosto pelo esporte, para que, de maneira paulatina e sequencial, ela possa evoluir progressivamente no conhecimento de seu corpo dentro do esporte, fazendo-o presente em todos os períodos de sua vida.
Serei responsável por planejar e ministrar as aulas de futebol no Thema contando com o apoio de mais um profissional de educação física – Professor Helder. Essas aulas acontecerão uma vez por semana. Brincar, correr, chutar, equilibrar-se... Todas essas ações serão realizadas por meio de atividades prazerosas e gratificantes.
Um abraço,
Professor Luiz