quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mais sobre as aulas de inglês...

Já apresentamos um pouco sobre as aulas extras de inglês, mas gostaríamos de compartilhar mais informações sobre a metodologia e o funcionamento das aulas.

As aulas começam dia 6/02 (2ª feira) para G2 e G3 e dia 8/02 (4ª feira) para G4 e 1º ano e duram 4 horas ocorrendo uma vez por semana. Elas acontecem no período oposto ao pedagógico e a carga horária também é computada nas horas contratadas no Thema. A teacher Renata conta com a helper Bruna para desenvolver as atividades.

A proposta do inglês é a aquisição da segunda língua: as crianças realizam atividades de inglês cotidianas da educação infantil, desse modo vivenciam a necessidade de se comunicar na língua inglesa (learning acquisition).

A metodologia pedagógica baseia-se na teoria de Krashen (disponível em: Krashen`s Theory of Second Language Acquisition) que traz o ensino de idiomas numa perspectiva que complementa a proposta pedagógica da escola Thema, uma vez que defende que a aquisição acontece quando a criança está inserida no meio onde se fala a segunda língua. Desse modo, ela aprende de forma natural, sem que precise decorar e traduzir.

Hoje em dia, vivemos em um mundo globalizado e dinâmico e a aquisição de uma segunda língua, além da nativa, torna-se um item de extrema importância nas nossas vidas. O inglês, nos dias de hoje, é uma língua internacional, utilizada para trabalhar, estudar, viajar, ou seja, é a língua de comunicação com o mundo.

A aprendizagem de uma língua ocorre quando a usamos com o objetivo de transmitir uma mensagem, em uma situação real. Nesse caso, é importante que a situação comunicativa esteja relacionada ao conhecimento e experiências das crianças. Assim, entendemos que o ensino de inglês para crianças deve levar em consideração a experiência que elas trazem para o ambiente escolar, assim como sua visão de mundo, tanto quanto o mundo de fantasia próprio de sua imaginação.

Sendo assim, o aprendizado da Língua Inglesa, ainda na infância, é muito vantajoso em vários sentidos, como: quanto mais nova for a criança, maior será a capacidade do cérebro de armazenar novas informações, além de que estas se perpetuarão pela vida inteira; a perda do sotaque também é uma outra vantagem, uma vez que o aparelho auditivo-fonológico não está totalmente formado, o que facilita a pronúncia de palavras que utilizam diferentes movimentos de articulação oral; entre outros. Então, podemos entender o ensino de inglês na educação infantil como um ganho valioso para as crianças, uma vez que se respeitará a personalidade e a individualidade destas, além de haver a potencialização dos seus conhecimentos e qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário