sexta-feira, 9 de março de 2012

Chegando na escola...

“Soltar os filhos não é tarefa fácil para pais que educam com cuidado e atenção, mas essa é uma atitude necessária. O melhor é ir, passo a passo, transferindo a eles a responsabilidade de cuidar de si mesmos e, gradativamente, aumentar o nível de responsabilidade.” 
Rosely Sayão – psicóloga e consultora educacional 

Em educação infantil pode até parecer estranho falarmos em “soltar os filhos”, mas a questão do desenvolvimento gradativo da responsabilidade começa bem cedo. Quando falamos em autonomia, pensamos em permitir que a criança faça uso de seu potencial e de suas habilidades e se sinta orgulhosa por isso; confiamos que a criança é capaz de fazer certas coisas sem depender do auxílio de um adulto (a dependência oferece limitações). 

É nesse sentido que incentivamos a autonomia da criança na movimentação dentro da escola. Por ser uma conquista processual, leva tempo para que eles se habituem ao espaço, se acostumem com a rotina e conheçam bem as pessoas. Aos poucos, os alunos do Thema vão dominando o espaço da escola como se fosse sua segunda casa e circulam com segurança por ele. Eles conhecem onde ficam as salas, os banheiros, o refeitório e o parque. Eles sabem onde encontram os adultos de referência ou seus amigos, onde e com quem encontram acolhimento e o que devem fazer a seguir.
Ficar com a mamãe, o papai ou os avós é bom demais e nem sempre há vontade de falar tchau, mas portão à frente: que delícia é poder carregar sua própria mochila até os amigos, fazer o caminho rumo ao seu cantinho, encontrar as pessoas queridas na sua salinha e contar algo bacana, fazer a chamadinha e deixar sua marquinha, cantar músicas, aprender, brincar.

Para que nossas crianças sejam confiantes, precisamos confiar na capacidade delas.

Um comentário:

  1. Achei muito bacana o texto “chegando a escola”. Ele nos faz lembrar uma experiência muito emocionante que tivemos a semana passada, quando nosso filho finalmente conseguiu caminhar com o seu andador, levando a sua própria mochila. Ele ficou eufórico, muito feliz e sobretudo realizado com a conquista, pois sempre via os colegas carregando suas próprias mochilas e para ele, fazer o mesmo, ainda que do seu jeito e com toda a dificuldade, era um sonho que finalmente foi alcançado! De fato a autonomia e a independência é o que devemos buscar para os nossos filhos, em qualquer situação, mesmo que haja qualquer limitação. Para eles também é muito importante sentirem que são capazes e isso só depende de nós, pais.

    ResponderExcluir