quarta-feira, 14 de março de 2012

Um pouquinho de História sobre Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

A Psicologia do Desenvolvimento estuda os processos de mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da vida humana, processos de crescimento e desenvolvimento das pessoas. Essas mudanças estão relacionadas com a etapa de vida da pessoa, com sua cultura histórica e social e com suas experiências particulares (por isso dizemos que o ser humano é bio-psico-social).

Até o século XIII as crianças eram vistas como adultos em miniatura, apenas menores, mais frágeis e menos inteligentes e, por isto, tinham atividades semelhantes às de um adulto. Movimentos culturais e religiosos (Ilusionismo e Protestantismo) do final do século XII e século XIII interferiram na descoberta da infância como uma etapa diferenciada da adulta e que necessitava de educação. Nas últimas décadas do século XIX, com os avanços industriais e movimentos trabalhistas aumentou a necessidade da educação formal. As crianças foram sendo liberadas de trabalhos pesados e muito se estudou e pesquisou sobre a infância até que no século XX a infância definitivamente passou a ser vista como um período claramente diferenciado e surgiu o conceito de adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário