segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Encontro de Formação 01/09/2012

Sabemos que as crianças pensam sobre os fenômenos naturais antes mesmo que “se ensine ciências” para elas na escola. Desde os primeiros dias de suas vidas, elas desenvolvem ideias ou esquemas sobre o mundo natural que a rodeia e seu funcionamento. Assim, constroem esquemas e hipóteses relacionadas com a forma como os objetos e materiais são percebidos, movem e transformam-se.

A partir dessa perspectiva, cabe então ao professor, transformar as experiências em experimentos científicos. O principal objetivo do Encontro de Formação deste ano foi refletir e discutir, por meio de bases teóricas e exemplos práticos, situações que marcam e fomentam as representações acerca do que é ciências e do que significa ensinar ciências na Educação Infantil. 

Recebemos a participação de cerca de 40 pessoas, entre funcionários do Thema, estudantes e educadoras de outras instituições. Confira a fala de algumas sobre o evento: 


“A criatividade das educadoras da escola é simplesmente maravilhosa. Pude descobrir o quanto “Ciências Naturais” está presente no nosso dia a dia sem que percebamos e com isso acabamos “podando” a imaginação das crianças”. 

“Percebo que após a conquista dos primeiros passos as crianças se interessam em novos desafios. Foi gratificante ver as atividades que contemplam essa busca”. 

“Gostei muito muito do curso, foi bem proveitoso, pois aprendi o quando é importante a criança explorar o que rodeia a sua volta e o quanto isso ajuda no seu desenvolvimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário