"Será que eles gostam mais dele que de mim? Esse nenê está invadindo meu espaço! Eles ligam mais para ele do que para mim... Ele só me atrapalha, e ainda diziam que ia brincar comigo!" Essas e muitas outras dúvidas e incertezas passam pela cabeça da criança diante do desenvolvimento de um nenê na família. É comum que a criança mais velha - especialmente se for o primeiro filho - experimente emoções fortes, que não é capaz de compreender.
Este livro procura auxiliar pais e educadores a lidar melhor com as reações da criança que vive essa situação e a compartilhar com elas suas emoções. Valendo-se de imagens diretas e simples, que retratam vivências comuns no cotidiano de uma família, aborda algumas questões importantes relativas ao crescimento do segundo filho.
- O tempo grande que o nenê demanda dos pais, em detrimento da atenção dada à criança maior.
- Interferência do nenê: suas gracinhas e conquistas chamam atenção; quando os pais estão com a criança maior, o nenê solicita, precisa de cuidados; quando a criança maior brinca, o nenê atrapalha, desmancha a brincadeira...
- As reações naturais da criança diante da presença do nenê: birras, choros, raiva.
- A diferença no atendimento ao nenê e a ela; autonomia e independência x dependência.
- O ciúme sentido quando a atenção de outros familiares se volta primeiro ao nenê e não a ela.
- As atitudes adequadas dos pais, buscando preservar o espaço da criança mais velha, contando histórias, brincando, fazendo-a sentir-se "única", realizando atividades exclusivas a crianças maiores.
- A criança mais velha descobrindo formas de se relacionar com o nenê.
- A harmonia que é possível obter quando cada membro da família tem seu espaço e é atendido em suas necessidades.
Por considerarmos que cada criança vive esse momento de maneira única e especial, escolhemos trabalhar apenas com imagens. Em nossa opinião, a ausência de texto permite a pais ou educadores dar ênfase aos aspectos mais significativos para seus filhos ou alunos.
Embora as imagens constituam uma história que mostra as vivências de um personagem em particular, o livro pode ser complementado, trabalhado e explorado de diversas formas, conforme as reações a história pessoal da criança para quem se está lendo. Da mesma forma, por ter imagens diretas e não ter o texto, o livro permite que a criança, folheando-o sozinha, possa se reconhecer e, à sua maneira, elaborar suas dúvidas e sentimentos relativos a esse momento.
Bel Linares - autora do livro
Ilustrações de Alcy Linares
Editora Salamandra
Editora Salamandra
Coleção Crescer
Confira mais algumas dicas sobre o relacionamento entre irmãos em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário