quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Memórias da Educação Infantil - Diretora Pedagógica

 Atualmente atuo como diretora da escola, tarefa difícil, gostaria de aproveitar esse espaço para contar um pouquinho da minha história, que é também a história do Thema... Minha família é de Minas Gerais, vim para Campinas ainda bem pequena, minha mãe, Myroca, uma grande educadora, começou a trabalhar num berçário e, após algum tempo, tornou-se proprietária, iniciou então uma jornada que resultou numa escola de Educação Infantil. Desde criança participei de toda a construção do Thema, que vocês conhecem hoje. Trabalhei em curso de férias, auxiliei professoras, brinquei e dei aula para muitas crianças que, hoje, já têm filhos e alguns cá estão.

Em 2001, iniciei o curso de pedagogia na Unicamp, após muitas dúvidas essa decisão foi tomada com o apoio de minha mãe que despertou em mim o amor (vejam bem, amor, pois a paixão sabemos que acaba) pela educação. Assim, comecei de fato a trabalhar como educadora do Thema, atuei como auxiliar de Maternal, professora de G1, G5 e coordenadora pedagógica.

Em 2009, iniciamos uma nova jornada, em decorrência de alterações legais (nosso antigo pré/G5, passou a ser 1ºano do fundamental) e movidas por ideais ligados à infância e à valorização dessa, entramos com um pedido de regularização na Delegacia de Ensino, e para nossa maior surpresa, conseguimos autorização para ter o Ensino Fundamental. Assim, um dia de cada vez, com muito estudo e preparo, temos a intenção de ampliar o Thema até o 5ºano.

Muitos são os desafios que já superei em minha jornada e muitos ainda estão por vir, afinal escolhi uma profissão que se transforma a cada dia. Estar atenta ao mundo, sociedade, culturas e conhecimento é fundamental para conseguir vislumbrar possíveis mudanças pertinentes e críticas, capazes de contribuir para uma formação consistente de cada ser que habita o Thema. 

Sabendo que o ato de se autoavaliar não está diretamente relacionado ao tempo de experiência e sim a uma capacidade de reflexão e análise, que se distancia da prática e passa a ver o erro como um processo de aprendizado, assumi em 2012 a direção da escola. Preparada? Será que algum dia estaria? Mas, o que posso garantir a cada um de vocês, que colocam em minhas mãos e de toda a equipe maravilhosa do Thema - que a cada dia aumenta e se qualifica, o que vocês tem de mais precioso, que farei sempre o melhor, respeitando os ideais e valores preconizados pela filosofia e história do Thema.

Sabendo que “para confirmar cientificamente a verdade, é preciso confrontá-la com vários e diferentes pontos de vista. Pensar uma experiência é mostrar a coerência de um pluralismo inicial.” (Bachelard, 1996, p.10). Assim, conto com uma equipe de coordenadoras e professoras que contribuem com a construção da educação realizada no Thema.

Paula Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário