SÁBADO, DIA 24 DE NOVEMBRO, É DIA DE FESTA NO
THEMA!
VAMOS ASSISTIR AO PRODUTO FINAL DO PROJETO
ALFABETO DO CORPO, DAS SENSAÇÕES AO MOVIMENTO.
TEMA
GERAL DA FESTA: O CICLO DA VIDA
Em nome de toda a equipe
do Thema, gostaria de compartilhar algumas novidades da nossa festa de
encerramento:
A TEMÁTICA: Para trabalhar
a proposta pedagógica O alfabeto do Corpo - Das Sensações ao Movimento - que
foi nosso tema de atividades durante o 2012 - pensamos em ter como norte as
seguintes iniciativas: experimentação, compartilhamento e apropriação,
com foco no pertencimento. Assim, as
crianças participaram - primeiramente em sala, de algumas atividades de
exploração e experimentação, cujas propostas de atividade estavam diretamente
relacionadas à temática mencionada anteriormente. Num segundo momento, optamos
por compartilhar com os pais nossos aprendizados por meio de feiras, encontro
família-escola, oficinas de criação, reuniões com educadores etc. Agora, nesse
terceiro momento, revisitamos tais atividades, só que colocando as crianças em
cena – abrindo espaço para a experiência do palco, que nada mais é do que
colocar-se num aqui e agora único e significativo-, fechando assim, uma síntese
das atividades. Entendemos esse novo momento como fruto da elaboração dos
conhecimentos adquiridos, que possibilita à criança, mais do que um fechamento
de uma ideia, um contato com a
plateia, fazendo agora, da experimentação, um “produto artístico” a ser
compartilhado.
A FESTA: Se a proposta é
dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, cabia-nos, como
educadores, valorizar as respostas das crianças, à criação coletiva, focando
sempre, na constante abertura para a experiência. Para tal, nossa primeira iniciativa,
foi aproximar os professores de aulas extras das propostas pedagógicas
desenvolvidas nos grupos regulares a fim de embalados por uma mesma temática,
construirmos uma linguagem coletiva e criativa para as crianças, pois
acreditamos que essa troca entre pedagogos, artistas e educadores do corpo é
riquíssima. Trouxemos também, nosso foco para as oficinas de criação, para os
objetos de manipulação e recriação, para uma infraestrutura acolhedora para a
criança, mais do que na estética da cena em si (ao invés de investirmos
maciçamente em figurinos, por exemplo, optamos por proporcionar à criança,
durante todos esses meses de preparação, oficinas educativas, num constante
contato com materiais novos, diferentes e que abrem um leque imenso de
exploração etc.). Outra iniciativa que quebra, de certa maneira, com os moldes
tradicionais de “espetacularidade”, é aproximar a plateia das crianças, não de
maneira espacial, pois descobrimos que esse distanciamento – palco e plateia –
é essencial para a desenvoltura da criança, mas sim, convidando os pais e
demais participantes da festa a experimentarem também, algumas atividades
relacionadas à nossa temática (cantos, manipulação de materiais, brincar de
mímica etc.).
Convidamos assim, todos
vocês, para atentarem-se nesses dias que antecedem a festa, aos meios de
comunicação (Facebook, Blog, Site), pois estaremos postando algumas músicas,
apresentando as propostas de participação dos convidados, compartilhando
algumas curiosidades dos ensaios e dos trabalhos em sala de aula, entre outras
tantas coisas.
Posso adiantar que as
crianças estão bastante alegres, curtindo os ensaios, as brincadeiras em sala,
os momentos em palco entre tantas outras programações que tem feito parte da
rotina desse mês de Novembro. Agradecemos a confiança e ficamos felizes em
compartilhar com vocês nossas constantes reflexões e iniciativas. Esperamos que
seja para todos nós, assim como está sendo para as crianças, uma deliciosa e
inesquecível experiência coletiva.
Professora de Dança, Coordenadora das Aulas
Extras e Direção artística da festa.
Para que a nossa festa aconteça de maneira tranquila e organizada, fiquem
de olho em algumas informações importantes:
-
Pedimos que as crianças não venham com nenhum objeto pessoal (chinelo,
camiseta, mamadeira, copo de água etc). Receberemos as crianças somente com as
roupas pedidas para a festa;
-
Lembramos que teremos um fotógrafo durante a festa e não tiraremos estas com as
máquinas dos pais. Nesse momento, os profissionais da escola precisam de
atenção total às crianças;
-
Diferente da festa junina, em que foi possível organizar para cada família
assistir apenas a apresentação de seu filho, a festa de encerramento tem como
objetivo confraternizar todos os grupos da escola, num único enredo. Com esta
festa, vamos resgatar o projeto anual da escola e o espetáculo terá
aproximadamente 1h30 de duração, perpassando por todos os grupos;
-
Pensando em muitas maneiras para organizar todos os convidados no ginásio da
escola, chegamos à seguinte resolução: 340 cadeiras estarão reservadas na
frente do palco, sendo destinadas aos pais e mães (sem o nome marcado). Assim,
os lugares serão ocupados por ordem de chegada;
-
Visando acomodar um número ainda maior de convidados, no fundo do ginásio
teremos uma arquibancada com 150 lugares. Contamos com a colaboração para a
organização de vocês, para que esse momento seja especial para as crianças;
-
Teremos 3 telões montados para que imagens das apresentações sejam transmitidas;
-
Após as danças, as crianças menores poderão ser entregues para os pais (caso
tenham horário de mamadeira, troca de fraldas etc.) para que possam aproveitar
a festa de maneira bem tranquila.
ALGUNS
LEMBRETES:
Na chegada das crianças para festa (18h), pedimos
que estas estejam:
- BERÇÁRIO: de fralda e descalças.
- MENINAS: vir com calcinha clara e
descalças. Os cabelos devem estar presos para que não se soltem durante a
apresentação (rabo de cavalo, maria chiquinha ou trança).
- MENINOS: vir com cueca clara e descalços.
AGUARDAMOS VOCÊS,
BOA FESTA PARA TODOS!
EQUIPE THEMAeducando
NOVEMBRO/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário