“Fazer uma experiência com
algo significa que algo nos acontece, nos alcança; que se apodera de nós, que
nos tomba e nos transforma [...] Fazer uma experiência quer dizer, portanto,
deixar-nos abordar em nós próprios pelo que nos interpela, entrando e
submetendo-nos a isso. Podemos ser assim transformados por tais experiências,
de um dia para o outro ou no transcurso do tempo”.
Heidegger
1. O que são as aulas extras?
As aulas extras são atividades extracurriculares, que
tem como objetivo proporcional ao aluno, por um valor reduzido, à
experimentação de si por meio do lúdico, do contato com seu corpo e o corpo do
outro, vivenciando suas emoções de forma criativa e autônoma, desenvolvendo sua
coordenação motora e autonomia, investindo assim, na formação integrada do
aluno.
2. Quais são
as aulas extras oferecidas no Thema?
São quatro atividades (artísticas e esportivas) ministradas
por cinco professores de diferentes áreas de atuação, todos formados e
especializados. Temos assim, Vivências Corporais (para todos os ciclos),
Vivências Artísticas (para ambos os ciclos), Dança Criativa (a partir do G1) e
Futebol (a partir do G1).
3. Qual a
diferença entre uma aula de Educação Física e uma de Vivência Corporal? Porque
não ter uma aula de música ou teatro e sim de Vivências Artística? Qual a
diferença entre Balé e Dança Criativa?
Posso responder de maneira global que, o que nos
difere das tradicionais aulas de esporte e arte, é que não temos como foco a
formação da criança dentro dessas áreas específicas de conhecimento, mas sim,
buscamos proporcionar a elas, novas experiências, novas descobertas, novas
possibilidades de comunicação e movimentação por meio dessas áreas de atuação. Como
falamos de crianças muito novas, precisamos pensar que elas merecem nesse
início de vida, vivenciar o máximo possível de situações, formando assim um
repertório pessoal que lhe acompanhará e ajudará ao longo de sua vida. Tanto as
vivências quanto a dança criativa, não buscam técnicas específicas (por isso
enfatizamos que as aulas de dança não são apenas de balé), mas sim, uma gama
imensa de situações para que as crianças possam interagir com o meio externo
que habita, mas também, e principalmente, entrar em contato, internamento,
consigo mesma, formando assim, sua identidade e autonomia.
Natália (Coordenação)
natalia@themaeducando.com.br
FUTEBOL
“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? [...] Que coisa
linda é uma partida de futebol!”
Skank
O futebol é uma linguagem universal que une milhões de crianças no mundo. Ele desempenha
um importante papel na preservação da cultura corporal uma vez que é o esporte mais
praticado e amado do Brasil.
A inserção das crianças no futebol tem como função
principal enriquecer o seu vocabulário motor. Uma criança que desenvolve rica motricidade
pode vir a se adaptar mais facilmente a prática de outras atividades esportivas
ao longo da vida.
Na etapa da Educação Infantil, as crianças
desenvolvem condições ideais para treinar habilidades futebolísticas, e na
maioria das vezes, adaptam-se muito bem a tais movimentos propostos,
divertindo-se muito. Aprendem a conhecer melhor suas respostas corporais e
usufruir do seu corpo dentro de uma atividade física.
Quando bem organizado e com uma
adequada preparação, este esporte pode ajudar muito as crianças. Podemos citar
como benefícios: aumentar a potência muscular dos membros posteriores e,
principalmente, inferiores, estimular a velocidade de reação, coordenação
motora, visão periférica, entre outros. Além disso, o futebol permite que as
crianças se sociabilizem mais por se tratar de um importante trabalho em
equipe.
Portanto, tão importante quanto o futebol, é conseguir
desenvolver na criança o gosto pelo esporte, para que, de maneira paulatina e
sequencial, ela possa evoluir progressivamente no conhecimento de seu corpo.
Serei responsável por planejar e ministrar as aulas de
futebol no Thema contando com o apoio da professora Sílvia, também formada em
Educação Física. Brincar, correr, chutar, equilibrar-se... Todas essas ações
serão realizadas por meio de atividades prazerosas e gratificantes.
DANÇA CRIATIVA
"A
Dança é, em minha opinião, muito mais que um exercício, divertimento, passatempo
social; na verdade, é uma coisa séria e, sob certo aspecto, uma coisa sagrada.” Paul Valéry
No
que se refere ao desenvolvimento psicomotor, tenho como objetivo, dentro da Educação
Infantil, proporcionar à criança a experimentação de técnicas corporais
diferenciadas, que depois de trabalhadas (recriadas) de forma lúdica e
prazerosa, permite que a criança se conheça melhor, entenda com mais
tranqüilidades as suas emoções e aprimore sua gestualidade com espontaneidade.
Por entender que a dança possibilita vivências e
experiências importantes nas primeiras idades, atuando na formação pessoal e
social, no conhecimento de mundo e construção da identidade e autonomia do
indivíduo, que busco cada vez mais pesquisar, estudar e me aprofundar nos
aspectos relacionados à educação infantil e benefícios da dança nesse período
da vida. Questões como disciplina,
concentração, musicalidade, gestualidade, noção espacial e temporal,
expressividade, individualidade e sociabilidade são bastante desenvolvidas ao
longo do curso, permitindo que a criança extrapole suas capacidades motoras e
aguce o pensamento abstrato e criativo.
No trabalho com a dança criativa as crianças desenvolverão
habilidades expressivas e conhecerão melhor suas necessidades e habilidades corporais.
Outro contato importante é com o palco e com o espelho, que trabalha a
autoconfiança, sensação de “colocar-se a frente de”, “ser capaz de”, aspecto
tão importante na vida infantil e nas relações diárias ao longo da vida.
Saber lidar com o próprio corpo, usufrui-lo com
responsabilidade e prazer, é um dos bens mais importantes que podemos deixar
aos nossos filhos. Desenvolver na criança o respeito ao corpo, aos valores e
conceitos relacionados a ele e possibilitar que ela se descubra e reconheça por
meio do seu próprio movimento é um grande privilégio e um bem incalculável. Sintam-se
convidados a conhecer nossas aulas, a trazer suas filhas para experimentar a
deliciosa sensação de se descobrir por meio do seu próprio corpo!
Professora Natália
VIVÊNCIAS CORPORAIS
A
criança, por sua própria natureza, está continuamente ativa e aprende melhor
partindo de experiências concretas. As habilidades motoras devem ser
estimuladas a fim de facilitar e potencializar o aprendizado da escrita.
Sendo
assim, a atividade física é uma parte importante do desenvolvimento da criança.
Ela usa o corpo para expressar emoções e idéias, explorar atividades atléticas
e testar os limites de suas capacidades físicas.
De
acordo com a teoria das inteligências
múltiplas, a capacidade de resolver problemas ou criar produtos com o
próprio corpo é uma forma distinta de inteligência. Contar uma história através
da dança e equilibrar-se em uma posição difícil são exemplos de com as crianças
podem “pensar” de maneiras diferentes com o corpo.
Ao
dar as crianças a oportunidades de ampliar seu vocabulário de movimentos e sua eficiência
corporal, você estará ajudando-a a aprender a usar o corpo como instrumento de
solução de problemas.
As
atividades de movimento proporcionam experiências ativas e prazerosas, através
das quais a criança consegue explorar o mundo ao seu redor.
Vale
ressaltar que nenhuma atividade corporal dentro do Thema se baseia em executar
movimentos sem que aja uma compreensão de tal. A experiência nos permite
ampliar conceitos e sensações, mas a discussão do quanto tudo isso nos
influencia, é o diferencial de uma aula de vivências corporais dentro de um
projeto pedagógico.
Fazer
com que a criança desenvolva, por exemplo, a agilidade, mas também a superação
de pré-limites ou então, que ela aprenda a dosar seu tônus muscular, mas também
entenda o que essa diferenciação causa nas suas emoções, são alguns exemplos das
contribuições dessas atividades para o corpo dessas crianças, nesse início de
“caminhada”.
É
através da realização das atividades cotidianas, e em função de objetivos
determinados como, por exemplo, construir um boneco, realizar um jogo, desenhar
uma história, fazer bolo de areia, que a motricidade é desenvolvida.
Sendo
assim, a disciplina “Vivências Corporais” pretende desenvolver todas as
potencialidades da criança, visando o lado emocional, afetivo e social. Fazendo
com que a criança se desenvolva de uma maneira global.
Professores Luiz e Sílvia
VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS
Para
as crianças do Ciclo I, o trabalho artístico está focado na escuta musical, ou
seja, estamos atentos em como a criança compreende e responde a estímulos
sonoros e como livremente, se apropria deles em suas brincadeira e atividades
diárias. Nessa fase, o diálogo com a professora de cada grupo e com os pais das
crianças é importantíssimo para que possamos trazer novas formas de ver e
sentir o que se faz diariamente no contexto da sala de aula e das brincadeiras
em casa. A ideia central é apresentar, aguçar, enfim, familiariza-las com o
universo das artes, desenvolvendo mais do que uma escuta musical, um estado de
atenção e contemplação do mundo que os rodeiam.
Já
para o ciclo II, o objetivo da aula recai sobre uma experiência artística mais
abrangente que, por meio das diferentes artes (música, teatro, artes plásticas)
as crianças terão a possibilidade de demonstrar uma crescente consciência do
seu entorno social, assumindo papéis sociais por meio de jogos simbólicos. Dessa
forma, as crianças colocam em jogo suas aprendizagens adquiridas num contexto e
os modelos vivenciados até o momento, que muitas vezes é imitativo e se vale de
experiências anteriores, utilizando objetos reais ou imaginados.
Essas atividades,
possibilitarão às crianças, desenvolver a comunicação de acordo com o que se
pensa, sente, fala e deseja. Trabalhar com a criatividade e sensibilidade por
meio de dinâmicas de desinibição individual e grupal, com exercícios
sensoriais, jogos dramáticos, criação coletiva para encenação com textos
prontos e criados, improvisação a partir dos focos "o que"
"quem" e "onde" e exercícios de expressão corporal e vocal
são algumas das atividades proporcionadas nessas aulas.
Para ambos os ciclos, as expressões fundamentais da
infância como gestos, movimentos, cantos, danças e o faz-de-conta estarão
sempre presentes. Brincar de roda, ciranda, danças folclóricas, interpretar
personagens de contos infantis são algumas maneiras de estabelecer contato
consigo e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um todo.
Contamos com a presença das crianças na participação desse momento tão envolvente!
Contamos com a presença das crianças na participação desse momento tão envolvente!
Professoras
Leny e Rafaela
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