quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aulas Extras Vivências Corporais



A criança, por sua própria natureza, está continuamente ativa e aprende melhor partindo de experiências concretas, além disso, ela deverá estar com as habilidades motoras prontas no momento de iniciar a escrita.

Sendo assim, a atividade física é uma parte importante do desenvolvimento da criança. Ela usa o corpo para expressar emoções e ideias, explorar atividades atléticas e testar os limites de suas capacidades físicas.

De acordo com a teoria das inteligências múltiplas, a capacidade de resolver problemas ou criar produtos com o próprio corpo é uma forma distinta de inteligência. Contar uma história através da dança e equilibrar-se em uma posição difícil são exemplos de com as crianças podem “pensar” de maneiras diferentes com o corpo. Ao dar-lhe oportunidades para ampliar seu vocabulário de movimentos e eficiência corporal, você pode ajudá-la a aprender a usar o corpo como instrumento de solução de problemas. Além disso, as atividades de movimento proporcionam experiências ativas e prazerosas, através das quais a criança consegue explorar o mundo ao seu redor.

É necessário ressaltar que não há valor na execução mecânica do exercício motor pelo simples exercício. É através da realização das atividades cotidianas, e em função de objetivos determinados como, por exemplo, construir um boneco, realizar um jogo, desenhar uma história, fazer bolo de areia, que a motricidade é desenvolvida.

Sendo assim, a disciplina “Vivências Corporais” pretende desenvolver todas as potencialidades da criança, visando o lado emocional, afetivo e social. Fazendo com que a criança se desenvolva de uma maneira global.   

Um abraço,
Professor Helder

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