segunda-feira, 16 de abril de 2012

Além das Letras: O carteiro chegou!



Toda educadora precisa ter uma visão ampla do que é ler para, assim, ampliar a visão de mundo dos seus educandos. As crianças elaboram ideias próprias a respeito dos sinais escritos e muitas dessas têm influência do meio externo. Para que continuem a produzir, é preciso cultivar os ambientes alfabetizadores, estimulantes e desafiadores.

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças aumentarem suas possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas sociais. Segundo o Referencial Curricular da Educação Infantil, saber transmitir um recado, deixar um bilhete, enviar uma carta ou cartão postal promove experiências significativas, levando a ampliação das capacidades de comunicação e expressão de acesso ao mundo letrado.

Na prática, sabemos que aprender a língua não é somente aprender letras e palavras, mas realmente seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. O desafio é tornar possível a descoberta e a utilização da escrita como instrumentos de reflexão sobre o próprio pensamento, como recurso insubstituível para organizar e reorganizar o próprio conhecimento. Délia Lerner

Assim, a partir do mês de abril, as crianças do Grupo 4 irão precisar da ajuda dos pais, dos tios, dos avós e dos amigos, para que enviem cartas e cartões postais ao longo do primeiro semestre. Além de ler as mensagens, vamos também fazer um levantamento das origens de cada correspondência, de norte a sul do Brasil e, porque não, de tantos outros locais do mundo! Então, para aqueles que viajam a trabalho, para descansar, visitar um parente ou um amigo espalhem essa ideia: vamos enviar mensagens para as crianças do Grupo 4.

Vamos então, fazer alguns combinados:
- Pedimos que as cartas sejam sempre postadas com o remetente;
- Enviar as correspondências para:

ESCOLA THEMAeducando
RUA PIEDADE, 185 – CHÁCARA DA BARRA
13090-749 - CAMPINAS/SÃO PAULO/BRASIL


- As crianças poderão receber correspondências destinadas diretamente à elas, assim como uma correspondência geral, encaminhada para CRIANÇAS DO GRUPO 4.


ESTAMOS À ESPERA DE MUITAS E MUITAS MENSAGENS...

UM GRANDE ABRAÇO!


Professora Ana Paula, recreacionista Mayara e crianças do Grupo 4.

Abril/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário