terça-feira, 10 de abril de 2012

Aconteceu no Balé em Fevereiro

Segue um relato do que trabalhamos durante o mês de Fevereiro com nossas dançarinas:

- "Instalação" - como é a sala de aula, como construir em coletivo esse espaço, qual o cheiro, textura e a temperatura desse local de trabalho etc.;

- Contato com a professora e com a dança: como é essa relação, como são essas aulas, como me acalmar para conseguir apreender os conteúdos, o que me dá prazer e o que faço por obrigação, entre outros.

- Como são as minhas companheiras de trabalho, como elas dançam, como se expressam, como eu me coloco diante delas;

- Comemoração do Carnaval (músicas que festejam essa data em diferentes lugares do Brasil - quais as referencias de corpo e os estímulos musicais que cabem nessa data);

- Como cuidar do corpo no calor, necessidade de hidratação, da respiração adequada, gasto energético e o cansaço etc.

- Equilíbrio: que fatores influenciam em nosso equilíbrio? Como me coloco diante de diferentes desafios? Como é para mim, caminhar numa linha reta, com objetivos claros de saída e chegada? O que esse equilíbrio e essa meta clara significam na vida?

- Trabalho com diferentes níveis para experimentar diferentes cadeias musculares. Para abordar tal assunto, as crianças seguem algumas orientações de "imitarem" alguns animais, e assim, enquanto se divertem, exploram o espaço, seus corpos e o corpo do outro, além das qualidades de movimentos propostas por Laban, grande bailarino e teórico da dança.

- Composição coreográfica (grupos pequenos criam suas personagens e seus movimentos, e os apresentam para os demais amiguinhos da sala). - As meninas montaram cenas coreográficas sozinhas e apresentaram para as demais coleguinhas da sala. A proposta era enfatizar o valor do trabalho em grupo e o criar em comum observando como grupo elaborava tal proposta. O fato de se dividir ideias por meio do movimento também era algo muito valorizado naquele momento. Continuaremos com esse tipo de atividade.

- Momentos de relaxamento e massagem.

- Roda para chamada e demonstração do passo preferido em que cantamos a música de abertura da aula (todas juntas e em pares) : "Boa tarde amiguinha como vai? Boa tarde bailarina, como é linda a sua dancinha, boa tarde amiguinha como vai?"


Veja algumas imagens em nossa GALERIA DE FOTOS!


Prof.a Natália Alleoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário