Depoimento feito em 1987 por Emily Perl Kingsley e extraído do livro “Além da Deficiência Física ou Intelectual Um Filho a Ser Descoberto” de Francine Ferland. Londrina: Lazer & Sport, 2009.
“Frequentemente me pedem para descrever o que representa a educação de uma criança com incapacidade, de maneira que as pessoas que não viveram esta experiência possam compreender e imaginar o que ela representa. Isto lembra um pouco o que segue:
Esperar um filho é como planejar uma bela viagem... para Itália. Você compra muitos guias de viagem e faz os melhores planos: o Coliseu, o David de Michelangelo, as gôndolas de Veneza. Você aprende algumas frases úteis em italiano. Tudo é muito excitante!
Enfim, após meses de preparação febril, o grande dia chega. Você faz as bagagens e parte. Depois de algumas horas, o avião aterrissa e o comandante do avião anuncia: “Bem-vindos à Holanda”.
“Holanda?”, você fala. “O que quer dizer com Holanda? Eu comprei uma passagem para a Itália. Estou certa de estar na Itália. Toda a minha vida tinha o sonho de conhecer a Itália”. Mas teve uma mudança de plano no voo. Você aterrissou na Holanda e é lá que você deve ficar.
Eles não te levaram para um lugar horrível, nojento, sujo, onde há peste, fome e doenças. É só um lugar diferente.
Você deve, portanto, sair do avião e comprar novos guias de viagem. Deve aprender uma nova língua. Você conhecerá novas pessoas, que nunca teria encontrado de outra maneira.
É somente um lugar diferente. É um ritmo mais lento que a Itália, menos exuberante também. Um tempo depois de sua chegada e depois de recuperar o fôlego, você olha ao redor e começa a reparar que a Holanda tem moinhos de ventos, tulipas... que a Holanda tem até Rembrandt!
Mas todos que você conhece vão para a Itália ou vem de lá e não cansam de falar que fizeram uma viagem maravilhosa. Durante toda sua vida, você dirá: “Sim, é pra lá que eu queria ir; foi o que planejei”.
Esta dor não passará jamais, jamais, jamais... porque a perda de um sonho é uma perda muito significativa. Mas se você passar sua vida reclamando de não ter aterrissado na Itália, você poderá nunca estar à altura para apreciar as coisas muito especiais e bonitas... da Holanda.”
Linda mensagem e a sensibilidade que a Thema cuida desse assunto. Parabéns e obrigada!
ResponderExcluir