Com muitos alimentos acessíveis hoje em dia, fica complicado escolher. O importante é diminuir cada vez mais os alimentos industrializados em nossa mesa e aumentar o consumo de alimentos in natura.
Aqui estão algumas dicas para escolher alimentos que beneficiam a saúde e evitar os que causam males, como doenças.
* Consuma apenas as calorias que vai utilizar: mantenha o equilíbrio entre o que comer e o quanto vai gastar de calorias em atividades físicas durante o dia. Se ingerir demais e não gastá-las, com certeza irá ganhar peso.
* Coma sempre alimentos variados: isso quer dizer que deve comer vários tipos de frutas, verduras, cereais que você não costuma comer diariamente.
* Coma porções moderadas: principalmente de alimentos ricos em calorias. Se for a um restaurante, reparta a porção com um amigo, já que nos últimos tempos o tamanho das porções servidas aumentaram exageradamente.
* Coma mais frutas, verduras, cereais e legumes: são ricos em carboidratos complexos, vitaminas e minerais, com baixo teor de gorduras e nada de colesterol.
* Beba mais água: a água é parte vital de uma dieta saudável, ela limpa nossos corpos de toxinas e resíduos, principalmente dos rins e da bexiga. Dê preferência à mineral.
* Limite o consumo de açúcar e sal: ambos em excesso fazem mal ao organismo.
* Não seja radical: não corte todos os alimentos que podem fazer mal a sua saúde, apenas consuma-os menos freqüentemente e com moderação.
* Faça exercícios: se aliar uma dieta mais saudável com a prática de exercícios físicos aumentará ainda mais o bem estar, a energia e a proteção contra doenças do seu corpo.
* Um passo de cada vez: não queira dar um passo maior que a perna, faça as mudanças gradativamente e se sentirá muito mais confiante. Outro item importante é que para ter uma alimentação mais saudável é importante ser inteligente na escolha dos alimentos a serem consumidos. Escolher alimentos que sejam ao mesmo tempo nutritivos e gostosos é a chave para o sucesso da dieta saudável.
* Mastigue bem: normalmente com a pressa do dia a dia comemos rápido demais e esquecemos de saborear os alimentos. Comece mudando esse mau hábito.
* Evite desvios de atenção na hora de comer: o ato de comer deve ser considerado um momento especial. Não coma assistindo TV, dirigindo, trabalhando ou fazendo qualquer outra atividade que tire sua atenção do que está ingerindo.
* Coma apenas o suficiente: o ideal é comer devagar, nosso corpo demora um pouco até ser “avisado” que comemos muito; se comer devagar não comerá mais do que deveria.
* Dê preferência ao café da manhã e faça várias refeições durante o dia: comer logo pela manhã fará com que seu organismo tenha mais tempo de atividade metabólica para gastar as calorias consumidas do que comer a noite, antes de deitar. Fazer várias pequenas refeições é melhor do que fazer apenas as três grandes refeições que somos acostumados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário