sexta-feira, 8 de junho de 2012

Trabalhando com Projetos - Filmagem

Segundo Fernando Hernández (1998), a função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação e à relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem as crianças a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimentos próprios.

Sendo assim, o trabalho com projetos constitui-se em excelente situação de uso social dos conteúdos, que são desenvolvidos de forma significativa, pois favorecem o necessário compromisso da criança com sua aprendizagem. 

Com o final do semestre chegando, os grupos do Thema estão envolvidos com as filmagens dos projetos. Mas, o que será que as crianças sentem em relação a esse momento? Ficam ansiosas? Pedem para o projeto não chegar ao fim? Procuram variados meios para comunicar informações pesquisadas? 

Na segunda-feira, dia 11/06, as crianças do G4 poderão vivenciar com mais intensidade o TEMPO DOS CASTELOS. Todos estão convidados a viajar na máquina do tempo e contar as grandes descobertas que aconteceram nos últimos meses.


Numa roda de conversa, as crianças comentaram um pouquinho o que estão sentindo, já que faltam apenas alguns dias para a filmagem:

O QUE ESTOU SENTINDO?

“Eu estou sentindo que tem um desafio esperando pela gente. Mas, a gente vai conseguir”.

“Eu estou treinando muito, 90 vezes. Eu sei que vai dar muito certo.”

“O grupo vai conseguir, porque a gente está treinando em equipe e vai dar tudo certo.”

“Eu treinei muito minha fala e falei para meu amigo treinar também, porque todo mundo precisa saber.”

“Gente, eu nem treinei muito na minha casa e sei minha fala.”

“Eu estou um pouco com vergonha, mas a tia Ana Paula me ajuda.”

“Eu estou muito ansiosa para eu falar minha fala certinho e dançar com meu amigo.”

“Eu gosto da minha fala, eu aprendi ela estudando os castelos.”

“Eu não vejo a hora de chegar a filmagem para comer frango assado no banquete. Vai ser muito bom!”

“Estou ansiosa porque eu quero usar meu vestido brilhante de princesa.”

“O tio Guilherme vai ficar de boca aberta de ver que a gente sabe tudo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário