quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Memórias da Educação Infantil - Funcionários

Causos da vovó, história para boi dormir, senta que lá vem história... Esses são alguns ditados que podemos usar para lembrar histórias que aconteceram. Assim, aqui no Thema, quem está chegando agora ou quem já trabalha há algum tempo, lembra de algo para contar. Muitos acontecimentos estão gravados na memória e o melhor, nos divertimos muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

A união faz a força. Depois de um dia de trabalho, no horário de maior movimento de saída das crianças, uma grande chuva começou, na verdade uma tempestade. Ficamos no escuro, em busca de lanternas e velas e organizamos rodas de histórias e músicas até a chuva diminuir. Professora Cristiane 

Envolvida com as atividades das crianças do meu grupo, fiquei em sala organizando materiais, não percebendo que todas as crianças já haviam ido para casa e as demais salas estavam fechadas, só escutei o barulho do portão, que estava para ser trancado. Por pouco, quase fico na escola para a rotina do dia seguinte. Professora Ana Paula 

Lembro de ajudar uma criança a alimentar-se no horário do almoço. Eu conversava e pouco a pouco oferecia a refeição para que ele não ficasse com ânsia, pois estava começando a ingerir alimentos sólidos. Depois de semanas, oferecer a refeição era um momento muito prazeroso, pois a criança sempre dava belos sorrisos. Auxiliar Viviane 

Uma coisa importante que aconteceu comigo foi quando uma criança que dizia poucas palavras começou a me chamar de tia Fe. Recreacionista Fernanda 

Um momento muito marcante no G4 foi a composição da música do projeto polos com as crianças e a professora Ana Paula. Foi de repente, voltando para a salinha depois de uma proposta de música. Com meu violão, o azulão, começamos a conversar e ter ideias e a música “nasceu”. O refrão da música é: vem comigo, vamos explorar, regiões polares vamos pesquisar. As crianças gostaram bastante. ADI Mayara 

A tarefa de educar, o prazer de ensinar e a maravilha de auxiliar são preciosos valores. Observar um pequenino chorando é muito pesaroso, mas contribuir para que aquele choro se transforme em sorriso é um bálsamo para o coração. Essa preciosa tarefa de educar tem um valor que supera qualquer dificuldade e sacrifício em lidar com os pequenos. Professora Tais 

Para mim, tudo o que acontece no Thema é emocionante, pois é a minha primeira experiência com crianças. E o que marca, sem dúvida, é ouvir uma criança que ainda não fala muitas palavras dizer nosso nome pela primeira vez. Também fui bem acolhida pela equipe de trabalho. Sem dúvida, escolhi a profissão certa. ADI Jéssica 

Férias de julho. Passear com as famílias, amigos, idas e vindas. Reencontrar pessoas que há muito tempo não encontrava. Hora de fazer uma visita às crianças do curso de férias. Quando cheguei à escola e as crianças me avistaram, no corredor, começaram a gritar: “Tia, tia, você não sumiu. Você está aqui de volta”. Foi um momento emocionante, com abraço bastante forte. Professora Ariane Milagres 

Algo marcante que presencio no berçário é o momento do encontro. Aquele pequeno instante em que as crianças se reconhecem, se olham. Mais do que isso, entrelaçam olhares, trocam carinho e afeto. É aquele momento em que a sua principal relação deixa de ser o brinquedo e passa a ser o amigo, é simplesmente mágico. No passar dos anos como professora, tenho visto essa relação se formando: o encontro, o começo de uma amizade. Lembro-me de tantas crianças, de tantos outros encontros e olhares que falam mais do que mil palavras. É gratificante presenciar o início do reconhecimento do outro, como o primeiro amigo na primeira infância. Professora Márcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário