sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Memórias da Educação Infantil - Coordenadora Ciclo1

O que posso trazer em memória, senão pelos olhinhos brilhantes que me olham diariamente com desejo de novas descobertas? 

Trabalho no Thema como educadora há oito anos e atuo como coordenadora pedagógica pelo terceiro ano. Tudo começou por um forte desejo de novas descobertas... Quando criança eu desejava ser cientista, pode acreditar! Eu desejava investigar o mundo sem saber ao certo o que. 

Conclui o Magistério, fiz 2 anos de teatro, terminei a Faculdade de Pedagogia e a partir daí, comecei a dar significado a valores em minha formação. Trabalhei como voluntária em um hospital com crianças, cujo principal valor era a vida, fui professora do 1° Ano em ONG, onde as crianças tinham “fome de aprender e vontade de comer” e, depois, vim ressignificar o motivo de ser educadora, tendo oportunidades aqui no Thema. Ressalto a palavra oportunidades, pois desde o início, pude contar com profissionais que acreditaram em meu trabalho e muito mais do que isso, alimentaram meu forte desejo de investigar o mundo com as crianças. Um detalhe nesta época chamou minha atenção: diferente de outros lugares, aqui no Thema, toda proposta era significativa para os pequenos e, mais do que a paixão por educar, os profissionais se envolviam por amor em cada situação de aprendizagem e todos se empenhavam muito para isto, a começar pelo brilho do olhar da Educadora e Diretora Myrian. Os olhos dela, sempre brilharam para os olhares das crianças e consequentemente, esses se refletiam nos nossos e prosseguem nos dias de hoje. Entrei no Thema como professora do 1° Ano, depois trabalhei com crianças do G1, G2 e por fim, com crianças de Berçário e Maternal e este último grupo instigou profundamente o desejo de possibilitar que os passos dos pequenos investigassem e se relacionassem com o mundo que os cercam, afinal, lidamos com a formação de pessoas e não somente com o cuidado das crianças. 

Fui coordenadora das aulas extras, recreação e hoje, estou na coordenação do Ciclo 1. De educadora, passei a ser também formadora – profissão que muito me instiga, pois trabalhar diretamente com a formação de professoras é um grande desafio! Trata-se de um caminho difícil que exige esforço, energia, muito trabalho e às vezes sofrimento, mas que também oferece encanto, surpresa, alegria e satisfação. É um caminho que demanda tempo, como o tempo que as crianças têm e os adultos não têm ou não querem ter. Este tempo permite ainda a busca pelo significado das experiências com as crianças, as quais deixarão para sempre, suas marcas assim como minhas memórias. Junto aos desafios como educadora, em breve, experimentarei SER MÃE - com certeza, esta experiência intensificará a prática e o amor, que é a essência da escolha de toda a equipe THEMA.

Fátima Tarallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário