SEXUALIDADE, GÊNERO,
O QUE OS PEQUENOS SABEM SOBRE O SER MENINA E MENINO...
“MÃE, TEM ALGUMA COISA ESTRANHA COM A PIRIQUITA DO
MEU AMIGO, QUANDO ELE VAI FAZER XIXI ELE PUXA LÁ NA FRENTE.”
A PROFESSORA EM RODA OBSERVA UMA CRIANÇA COM A MÃO
DENTRO DA CALÇA E PERGUNTA SE ESTÁ TUDO BEM, ELA NA MESMA HORA RESPONDE: “É QUE
MEU PIPI TÁ GLANDE E DULO.”
UMA CRIANÇA ENTROU NA SALA E FALOU: "O AMIGO
DO MEU PAI TEVE UM BEBÊ." A AMIGA RESPONDEU: "O AMIGO DO SEU
PAI!?" TERCEIRA CRIANÇA: "É SE O AMIGO CASAR COM UM HOMEM PODE SER..."
QUARTA CRIANÇA: "ERR, NADA VÊ, HOMEM NÃO PODE TER FILHO, PORQUE NO
ESTÔMAGO DELE NÃO TEM CORAÇÃO!"
DOIS MENINOS CONVERSAM NO BANHEIRO: “POR QUE SEU
PIPI É TÃO GRANDE, VOCÊ PUXA ELE?”, “NÃO, EU NASCI ASSIM.”.
MÃE: "FILHA, COMO FOI NA FESTA DE
ANIVERSÁRIO?", A CRIANÇA RESPONDE: "FOI LEGAL! FUI NAQUELE BRINQUEDO
QUE SOBE DEVAGAR E DESCE DE REPENTE!". MÃE: "NO ELEVADOR?! NÃO TE DEU
FRIO NA BARRIGA?". FILHA: "NÃO, MAS MINHA XOXOTA TREMEU!".
QUAL É O PAPAI OU A MAMÃE QUE NÃO FICAM EM
UMA SAIA JUSTA QUANDO SEUS PEQUENOS COMEÇAM A DESCOBRIR SUA SEXUALIDADE?
“EU SEI COMO EU NASCI. O PAPAI DO CÉU COLOCOU UMA
SEMENTE NA BARRIGA DA MINHA MÃE. AÍ, TODA VEZ QUE CHOVIA, A SEMENTE QUE ERA EU
CRESCIA. AÍ, CHOVEU, EU CRESCI, CHOVEU EU CRESCI, ATÉ QUE EU FIQUEI MADURA E
NASCI!”
“CRIANÇAS CONVERSANDO SOBRE NASCIMENTO. A PRIMEIRA
COMENTA: “O PINGUIM NASCE DE OVO E A GENTE NASCE DE BARRIGA”. A SEGUNDA: “NÃO,
EU VI UMA FOTO, EU NASCI DA PERERECA DA MINHA MÃE!”. A TERCEIRA: “SERÁ QUE
ALGUÉM JÁ NASCEU DO BUMBUM?”.
“É VERDADE
QUE QUANDO A GENTE NASCE SAI PELA PERERECA DA MAMÃE? PORQUE A GENTE NÃO NASCE
DO PAPAI?”
DEPOIS DE PESQUISAR SOBRE O SISTEMA ÓSSEO, UMA
CRIANÇA PERGUNTA: “TIA, MEU PIPI TEM OSSO?” E A PROFESSORA RETORNA A PERGUNTA:
“PORQUE VOCÊ ACHA QUE SEU PIPI TEM OSSO?” E A CRIANÇA RESPONDE: “É PORQUE TEM
HORA QUE EU SINTO ELE DURO, IGUAL QUANDO EU ACORDO OU ÀS VEZES QUE EU VOU TOMAR
BANHO”. SEGUNDA CRIANÇA COMENTA: “EU NÃO SEI SE O PIPI DO MEU PAPAI É DURO, MAS
ELE É GRANDE ASSIM Ó (MOSTRANDO CERTO TAMANHO COM AS MÃOS) E NOSSA (FAZENDO
VOLTAS COM AS MÃOS), CHEIO DE PELOS!”.
“EU JÁ VI ADULTO BEIJANDO NA BOCA. PARECE SER
NOJENTO!”
SEXUALIDADE
E EDUCAÇÃO
A SEXUALIDADE É UMA DIMENSÃO NATURAL E INERENTE AO
SER HUMANO. ENQUANTO ENERGIA QUE BUSCA O PRAZER, QUE NOS CONECTA À VIDA,
INICIALMENTE A SEXUALIDADE É EXPERIMENTADA PELO CORPO TODO E VAI PROCESSUALMENTE
FOCANDO ALGUMAS ÁREAS CORPORAIS CONFORME O MOVIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA
CRIANÇA, ATÉ QUE, NA IDADE ADULTA, ATINGE AS REGIÕES GENITAIS COMO PRINCIPAL
FOCO.
ESSAS SENSAÇÕES CORPORAIS PROVOCAM UMA
MULTIPLICIDADE DE SENTIMENTOS E, POR ISSO, CONFIGURAM NOSSAS RELAÇÕES COM O
MUNDO INTERNO E EXTERNO. DIANTE DE TAL MULTIPLICIDADE FORAM CONSTRUÍDOS
SIGNIFICADOS SOCIAIS CONTRADITÓRIOS SOBRE O SEXO - ORA BASTANTE PERMISSIVOS,
ORA MUITO RESTRITIVOS OU ATÉ MESMO PUNITIVOS.
COMO EDUCADORES, NÃO PRECISAMOS REPRODUZIR ESSES
SIGNIFICADOS CULTURAIS OU PESSOAIS A RESPEITO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS SENSUAIS
ATÉ PORQUE ELES NÃO DÃO CONTA DE TAL MULTIPLICIDADE; NOSSO INTUITO É FAVORECER
QUE A CRIANÇA POSSA CRIAR O PRÓPRIO SENTIDO SOBRE SUA SEXUALIDADE E IDENTIDADE,
DE MANEIRA SAUDÁVEL E SEGURA. DEIXAR DE
FALAR SOBRE O ASSUNTO, EVITÁ-LO OU PROIBIR A MANIFESTAÇÃO DELE PODE FAVORECER A
IDEIA DE QUE "COISAS GOSTOSAS SÃO ERRADAS" OU "SENTIR-SE FELIZ
NÃO É BOM, NÃO É PERMITIDO". É
IMPORTANTE QUE A CRIANÇA TENHA LIBERDADE PARA EXPRESSAR SUAS CURIOSIDADES E
DÚVIDAS, USAR SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, POIS SE NÃO PUDER FAZÊ-LO, NÃO PODERÁ
APRENDER MELHOR SOBRE ELA E SOBRE O MUNDO À SUA VOLTA. POR MAIS CONSTRANGEDORA
QUE POSSA NOS PARECER UMA PERGUNTA, NÃO DEVEMOS DEIXÁ-LA SEM RESPOSTA, MESMO
QUE ELA SEJA "NÃO SEI".
O PRIMEIRO PASSO É TENTAR ENTENDER BEM QUAL É A
DÚVIDA, O QUE A CRIANÇA ESTÁ QUERENDO SABER E, ENTÃO, RESPONDER PONTUAL E
VERDADEIRAMENTE - SEM SIMBOLOGIAS OU SEM INTRODUZIR NOVOS ASPECTOS PARA QUE ELA
NÃO FIQUE SUFOCADA POR DÚVIDAS, IMAGINAÇÕES E INTERESSES MAIORES DO QUE ELA
PODE DAR CONTA NAQUELE MOMENTO.
ESTIMULAR O TEMA, ANTECIPANDO QUESTÕES QUE AINDA
NÃO SE TORNARAM CAMPO DE SEU INTERESSE, TAMBÉM NÃO É NADA SAUDÁVEL - ASSIM,
PODEMOS FAVORECER A IDEIA DE QUE NÃO SE TRATA DE ALGO ÍNTIMO, PRECIOSO, PESSOAL
E SIM ALGO QUE PODE SER CONTROLADO/EXPLORADO EXTERNAMENTE, VIVENCIADO DE FORA
PRA DENTRO. DESTA FORMA, FICA A IDEIA DE QUE SUA SEXUALIDADE É UM PRAZER A SER
PROPORCIONADO PELOS E PARA OS OUTROS. UM EXEMPLO DESTA ANTECIPAÇÃO É NOMEARMOS
AS PREFERÊNCIAS DE AMIZADES COMO "NAMOROS" E INCENTIVÁ-LAS PELO USO
DESTES TERMOS. AS CRIANÇAS BRINCAM DE NAMORO, DE PAPAI E DE MAMÃE, ISTO NÃO
SIGNIFICA QUE OS ADULTOS PRECISAM TRANSFORMAR ESSAS BRINCADEIRAS EM REALIDADE.
OUTRAS QUESTÕES QUE TEM ANTECIPADO O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE SÃO AS
CULTURAS MUSICAIS E DE VESTIMENTAS E MAQUIAGENS ADULTAS QUE APONTAM O
RECONHECIMENTO DA BELEZA E DOS PRAZERES DE FORA PARA DENTRO - AS CRIANÇAS
TAMBÉM QUEREM BRINCAR DE IMITAR - BRINCAR E NÃO VIVER OU INCORPORAR ESTES
HÁBITOS. HOJE TEMOS UMA VARIEDADE CULTURAL INFANTIL GIGANTESCA - MUITAS
MÚSICAS, LIVROS, TEATROS, FILMES E DESENHOS - AS CRIANÇAS NÃO PRECISAM CONSUMIR
O MUNDO ADULTO.
A CRIANÇA É QUEM NOS MOSTRA COMO SEGUE SEU
DESENVOLVIMENTO E É PRECISO ESTAR ATENTO A ISSO, MAS SABER UM POUCO SOBRE O
DESENVOLVIMENTO SEXUAL PODE NOS AJUDAR NOS DESAFIOS DIÁRIOS.
SEXUALIDADE
DESDE SEMPRE
QUANDO A CRIANÇA NASCE, O CORPO TODO É ERÓTICO -
NÃO É À TOA QUE ACHAMOS OS BEBÊS TÃO "GOSTOSINHOS" - DO CONTRÁRIO NÃO
SERÍAMOS CAPAZES DE ATENDER À NECESSIDADE DE PROXIMIDADE FÍSICA E MENTAL
DEMANDADA POR ELES A FIM DE SE SENTIREM SEGUROS E AMADOS. NOS DOIS PRIMEIROS
ANOS, EMBORA TODO O CORPO SEJA SENSÍVEL - RECEPTIVO, A CRIANÇA BUSCA ATIVAMENTE
DESCOBRIR O MUNDO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA BOCA. MAS ANTES MESMO DE UM ANO DE
IDADE, JÁ TATEIA SEU CORPINHO EXPERIMENTANDO QUAIS SENSAÇÕES ACONTECEM.
POR VOLTA DE UM ANO E MEIO OU DOIS, A CRIANÇA
COMEÇA A DESCOBRIR, ATRAVÉS DOS ESFÍNCTERES, QUE EXISTE UM MUNDO EXTERNO E UM
INTERNO E VAI VERIFICAR QUAIS FORÇAS OU HABILIDADES É CAPAZ DE UTILIZAR PARA
CONTROLÁ-LOS. É AÍ QUE ESTÁ A ORIGEM DE SUA AUTONOMIA E, PARA DESCOBRI-LA,
PRECISA ENFRENTAR E RECONHECER SEUS LIMITES.
É A PARTIR DOS 3 OU 4 ANOS QUE COMEÇA A QUERER
DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA VIDA, PRECISA DIFERENCIAR SUAS FANTASIAS DA
REALIDADE. É A FASE DOS MEDOS E DAS CURIOSIDADES, INCLUSIVE SEXUAIS. AS
CRIANÇAS DESTA IDADE QUEREM ENTENDER COMO A GENTE EXISTE - DE ONDE A GENTE VEM
E COMO A GENTE MORRE, PORQUÊ AS COISAS OU PESSOAS SÃO DIFERENTES - MENINOS TEM
PÊNIS, MENINAS TEM VAGINA - E MANIPULAM SEUS PRÓPRIOS ÓRGÃOS COM MAIS
FREQUÊNCIA. AQUI ELAS POSSUEM CONSCIÊNCIA DE SUA IDENTIDADE SEXUAL E POR ISSO
EXPRESSAM PREFERÊNCIAS POR AMIGOS OU PAIS, MESMO INVERTENDO-AS OCASIONALMENTE. ELAS PARECEM "MINI-ADOLESCENTES" -
ORA DISTRIBUEM AMABILIDADE E ALEGRIA, ORA SÃO CHEIAS DE "NÃOS" -
MOSTRAM CIÚMES, PREFERÊNCIAS POR UNS E OPOSIÇÃO AOS OUTROS.
AOS 5 ANOS A CRIANÇA JÁ POSSUI UM MELHOR
AUTOCONTROLE E MAIS RECURSOS VERBAIS PARA EXPRESSAR SUAS DÚVIDAS E SENTIMENTOS.
ENTÃO, REFAZEM SUAS PERGUNTAS BUSCANDO ENTENDER MAIS INTELECTUALMENTE SUAS
CURIOSIDADES. EMBORA ELAS BUSQUEM SE SEPARAR PARA BRINCAR CONFORME O SEXO,
AINDA NÃO FORMAM O CLUBE DA LULUZINHA E DO BOLINHA. AS MENINAS AINDA
EXPERIMENTAM SER MOLECAS, BEM COMO OS MENINOS EXPERIMENTAM SEU LADO FEMININO -
E PRECISAM DESTAS OPORTUNIDADES EXATAMENTE PARA CONHECEREM SUA IDENTIDADE
SEXUAL. TANTO QUE ESTABELECEM NORMAS MAIS RÍGIDAS PRINCIPALMENTE NAS
BRINCADEIRAS, MESMO QUE NÃO CONSIGAM CUMPRI-LAS; MOSTRAM-SE MAIS EXIGENTES.
A PARTIR DOS 6 ANOS DE IDADE AS CRIANÇAS POSSUEM MAIS DESEJOS INTELECTUAIS DO QUE SEXUAIS, ASSIM, SEPARAM OS GRUPOS DE MENINAS E DE MENINOS PARA "APARAR" MELHOR SUA IDENTIDADE SEXUAL NA BUSCA PELA AUTOCONFIANÇA.
SE TEMOS A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR AS CRIANÇAS,
A SEXUALIDADE CERTAMENTE É UM TEMA QUE DEVEMOS ABORDAR, POIS O DESENVOLVIMENTO
SAUDÁVEL DELA FAVORECE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E INTELECTUAL DA CRIANÇA.
DÚVIDAS E
DICAS
- QUAIS TERMOS USAR?
SE A FAMÍLIA NÃO TEM PALAVRAS DE USO PRÓPRIO, COMO
PIPI, PIRIQUITA ETC. PODE USAR OS TERMOS CIENTÍFICOS COMO PÊNIS E VAGINA.
- POSSO TOMAR BANHO COM MEU FILHO OU FICAR NU
DIANTE DELE?
SE ESTE FOR UM HÁBITO DA FAMÍLIA, SIM, DESDE QUE
VOCÊ SEJA CAPAZ DE LIDAR COM NATURALIDADE DIANTE DOS COMENTÁRIOS, PERGUNTAS E
TOQUES. ENTTRETANTO, DEPENDENDO DA ALTURA DA CRIANÇA, O FOCO VISUAL DELA SE
TORNA OS ÓRGÃOS GENITAIS DO ADULTO E, NUM BANHO, POR EXEMPLO, ISSO PODE
DESVIÁ-LA DE OUTRAS QUESTÕES DO SEU DESENVOLVIMENTO FAVORECENDO O ENFOQUE NA
SEXUALIDADE.
- COMO EXPLICAR A ORIGEM DOS BEBÊS?
NADA DE INVENTAR HISTÓRIAS DE CEGONHAS, ANALOGIAS
OU METÁFORAS - ELAS SÓ SERVEM PARA AMENIZAR A NOSSA ANSIEDADE E AUMENTAR A
DELAS. MAS TAMBÉM NÃO É PRECISO DESCREVER O ATO SEXUAL.
BASTA DIZER, POR EXEMPLO, QUE O PAI COLOCA UMA
CÉLULA NO CORPO DA MÃE E QUE ESSA CÉLULA VAI CRESCENDO E FORMANDO UM BEBÊ ATÉ
QUE ELE POSSA NASCER. EXISTE NA MÃE, UM BURACO ESPECIAL PARA O BEBÊ SAIR.
- COMO REAGIR DIANTE DAS MASTURBAÇÕES?
AS CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS MANIPULAM SEUS ÓRGÃOS
SEXUAIS COMO FORMA DE DESCOBRIR SUAS SENSAÇÕES E PRAZERES. A MASTURBAÇÃO MESMO,
ENQUANTO ATO SEXUAL INTENCIONAL DE PRAZER, SÓ ACONTECE NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA.
NUNCA DEVEMOS AMEAÇAR DIZENDO, POR EXEMPLO, QUE A MÃO VAI CAIR, MAS DEVEMOS ALERTÁ-LAS
PARA NÃO SE MACHUCAREM E INFORMAR QUE É ALGO ÍNTIMO, DO QUAL OUTRAS PESSOAS NÃO
DEVEM PARTICIPAR, POR ISSO DEVE SER FEITO EM LUGAR E MOMENTO PARTICULAR.
EXISTEM TAMBÉM ALGUNS LIVROS INFANTIS QUE NOS
AJUDAM A EXPLICAR E CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO, COMO "DE ONDE EU VIM?".
Bibliografia:
LOBO, Luiz. Escola
de Pais - Para que seu filho cresça feliz. Rio de Janeiro: Lacerda
Editores, 1997.
NUNES, César & SILVA, Edna. As manifestações da sexualidade da criança.
Campinas: Século XXI, 1997.
SILVA, Maria Pereira da (Org.) Sexualidade começa na infância. São
Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
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