quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dicas de alimentação saudável

A dieta considerada saudável não é aquela feita para perder peso, entende-se aqui por dieta tudo o que consumimos durante o dia, e essa dieta deve ser variada, composta de alimentos que proporcionem vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio e gorduras (boas) para o organismo, não exagerando em nada e também não deixando faltar nada.

Para conseguir ter uma alimentação saudável, é necessário, antes de tudo saber o que comemos, se estamos com falta de algum nutriente, ou excesso de outro, se levamos uma vida sedentária, se estamos no peso ideal e muitos outros fatores que podem contribuir para a escolha de uma dieta perfeita. É possível sim ter uma vida melhor e mais longa se mudarmos nossa maneira de comer e consumirmos alimentos que ajudem a prevenir doenças e ao mesmo tempo, deixem nosso corpo mais equilibrado e saudável. 

Não é fácil trocar nossa alimentação normal, cheia de gorduras, frituras e doces por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e alimentos funcionais. Para conseguir mudar os hábitos alimentares, precisamos reaprender a comer, trocando tudo o que faz mal para o organismo pelo que faz bem, mas podendo sim ainda comer o que mais gostamos, desde que seja em quantidades moderadas. Pois o princípio de uma alimentação mais saudável é o equilíbrio entre a variedade e a quantidade.

O equilíbrio quer dizer que devemos comer somente quando estamos com fome, a variedade, que devemos ingerir alimentos de todos os grupos alimentares e a quantidade que, se comermos todos os alimentos com moderação, poderemos sempre saboreá-los, sem precisar fazer restrições na dieta. Seguindo esses princípios básicos é possível comer bem, e ter uma saúde perfeita.

Se ingerir sempre alimentos saudáveis, conseguirá obter o perfeito equilíbrio entre todas as vitaminas, minerais e outros nutrientes que seu corpo necessita com muito mais energia. Além disso, ela ajuda na prevenção de doenças como câncer, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes, colesterol alto e pressão arterial elevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário