segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Memórias da Educação Infantil - Coordenadora NEE

Iniciei a faculdade em 2005, a área da educação sempre me chamou muito a atenção, com isso, sem dúvidas, logo ingressei no curso de Pedagogia. Durante os primeiros meses de estudo, ainda não havia escolhido a área a seguir, mas aos poucos o interesse pela Educação Inclusiva começou a se tornar mais nítido. No entanto, com o passar do tempo essa vontade ficou “incubada”, pois muitas novidades e opções começaram a surgir: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos. No último ano de faculdade conheci a escola Thema por meio de uma mãe e em fevereiro de 2007 iniciei na escola como professora auxiliar. Em 2008 tive minha primeira turma, como professora no Grupo 1, com crianças de 2 e 3 anos. Em 2009 novamente assumi o Grupo 1, confesso que foi uma experiência incrível, pois tive o prazer de participar de momentos muito marcantes dessas crianças, como a retirada de fralda, o aumento do controle corporal, assim como a ampliação do repertório e troca de algumas palavras pelas primeiras frases. Com essa turma tive grandes experiências e a vontade de conhecer e o interesse pela inclusão ressurgiram. No ano seguinte, passei a ser professora do Grupo 3, no qual estou hoje com minha terceira turma (2010, 2011 e 2012). 

Em 2011 comecei, em parceria com a direção da escola, um trabalho mais direcionado com uma criança do Grupo 3, pois sentíamos a necessidade de estimular de uma forma mais individualizada, assim como ter também informações mais específicas sobre o conhecimento dessa criança. A experiência rendeu informações valiosas, e com isso meu interesse chegou ao auge. Ao final de 2011 a direção propôs o surgimento de um projeto que teria como objetivo conhecer de maneira aprofundada e específica cada criança e seus conhecimentos. Em 2012 iniciei uma pós graduação em Educação Inclusiva, hoje no período da manhã me encontro focada nesse projeto e no período da tarde com uma turma de Grupo 3. 

Com esse projeto, procuro conhecer as crianças e ao mesmo tempo ajudar e trocar ideias, sugestões e informações com as professoras. Estamos com muita vontade de fazer o melhor, porém por ser recente, o projeto ainda vem passando, e certamente ainda passará por diversas mudanças. Acreditamos que as crianças precisam conviver umas com as outras e vivenciarem todas as experiências que seus grupos passam. Com isso nosso projeto foi estruturado para atender as crianças em períodos opostos, nosso maior objetivo é ampliar suas experiências e de maneira alguma restringi-las. 

O conceito de diversidade remete-nos ao fato de que todos os alunos têm necessidades educativas individuais próprias e específicas para ter acesso a experiências de aprendizagem necessárias à sua socialização, cuja satisfação requer uma atenção psicológica individualizada. Holt, 2006

Cibele Santos

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