"Quando soubemos, na reunião final do primeiro semestre, que o projeto seguinte seria sobre o Universo, Anita e eu ficamos muito empolgados, pois já andávamos brincando de astrônomos amadores.
Apresentei a ela softwares livres de visualização astronômica que ilustram e ensinam coisas surpreendentes sobre os planetas, as constelações e outros corpos celestes. Ela já usa muito bem, e então pensamos em compartilhar com toda a turma, fazendo uma apresentação na salinha em clima de cinema. A Tia Cibele deu a maior força, e no dia 17/10, depois do lanche, viajamos numa conversa super divertida. Usamos o Stellarium (http://www.stellarium.org/pt/) para ver o céu como se estivéssemos na pracinha em frente ao Thema, desvendando o caminho do sol, da lua e dos planetas, compreendendo as razões de termos alternadamente o dia e a noite. Com o Stellarium também vimos as constelações, com suas representações nas mais diversas culturas, inclusive na Tupi-guarani. Ele foi o nosso telescópio virtual, pois vimos bem de pertinho os planetas com suas diversas luas, além de nebulosas e outras galáxias.
Também usamos o Celestia (http://www.shatters.net/celestia/) para decolar da superfície do nosso planeta e viajar pelo espaço conhecendo de pertinho as belezas do nosso sistema solar, podendo observar eclipses, passagens de cometas e outros eventos quando e onde quer que tenham ocorrido ou venham a ocorrer.
Aterrissamos com a certeza de que a turma aproveitou bastante nosso passeio cósmico. E para mim foi uma experiência deliciosa, pois juntos percebemos que apesar de sofisticado, esse tema não é coisa de outro mundo, e as crianças desde cedo podem compensar as dificuldades de se observar o céu em uma cidade grande, poluída de luz, com programas livres que funcionam em qualquer computador."
Ângelo Benetti é pai da Anita (G3) e do Thales (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário